04/10/2010 / 05:42

Por Eugenio Silva

Em geral, os usuários que nunca tiveram um PC ficam preocupados na hora da compra. Sempre há dúvidas de como optar pelo melhor computador.

Se a dúvida for comprar errado, a angústia é ainda maior. Mas fique tranquilo, há uma fórmula bastante simples a ser seguida.

Em primeiro lugar, procure uma máquina desenvolvida para a função que você realmente precisa. Se for pra jogar, compre um pra jogo; se for para acessar a Internet, compre um pra Internet. Se o uso é empresarial e sua necessidade é um Servidor de dados devem ter coolers extras e fontes fortes o suficiente para aguentar o uso por 24 horas. Se este não é seu caso, utilize um com menos configuração e com um monitor LCD, que também não precisa ser enorme, mas um que não canse seus olhos, nem cause problemas de visão.

Escolha peças com procedência, se comprar em uma empresa de informática, ou se for montar um PC. Nos casos dos PCS vendidos em magazines, leia atentamente o descritivo ao lado do gabinete.

Adquira um nobreak de qualidade e tenha sempre em mente que o PC não foi desenvolvido para aguentar quedas de energia, daí a necessidade de um nobreak e não um estabilizador apenas.

Atente aos detalhes como teclado e mouse, eles não devem cansar suas mãos ao serem usados.

Se a dúvida for comprar um Desktop ou Notebook, então siga a seguinte lógica: o Desktop tem um custo menor de manutenção e está atrelado a um uso continuo sem mobilidade. São usados geralmente em residências, em empresas para acesso aos dados sem a preocupação de mobilidade. Agora se você precisa se deslocar e precisa acessar os seus dados em qualquer lugar, o mais rápido possível, adquira um notebook ou até um netbook.

Lembre-se então de atentar para que a configuração realmente atenda suas necessidades, lembre-se de comprar com procedência, compre acessórios que não lhe causem problemas de saúde e compre um equipamento que melhor atenda suas expectativas.

Marcadores: ,