25/09/2010 / 13:27

Por Eugenio Silva


Às vezes você vai ligar seu PC e dá de cara com um erro inesperado. Geralmente este erro ocorrequando você precisa usar o PC pra fazer um trabalho importante. Ou até vocẽ está usando o computador e ele trava, reinicia, fica enviando e-mails pros seus contatos.
A primeira coisa que se pensa nesta hora e como isso aconteceu. Foi um site, foi um e-mail que eu recebi? O que houve? Essas dúvidas persistem até se tomar a ddecisão de levar o PC até uma Assistência Técnica. Lá você descobre que seu PC esta com vírus e tem que ser formatado. O perigo sempre são os dados para backup. As coisas que se tem no PC e não podem ser perdidas. Tudo isso ocorre sempre que o PC para e está com vírus.
Mas afinal, o que são estes tais de vírus? Como funcionam e porque existem? Tenho certeza que você leitor, tem a mesma curiosidadeque eu tenho em saber por que diariamente pego comnputadores recheados de vírus e sem sempre com um prazo escasso, com certenas de arquivos a serem salvos. Pela experiência que eu tenho no trabalho, já percebi que o procedimento a adotar para diminuir a incidência de vírus é bastente simples.
Nós sempre orientamos os clientes a seguirem um procedimento simples, que não acaba com a incidência de vírus em 100%, mas diminuem em até 90%.
Siga você também o que se diz a seguir:
1- Adote um antivírus que se atualize automaticamente e que não seja pesado pra seu PC.
2- Não abra e-mails de remetentes desconhecidos.
3- Não use pen drivers que não sejam os seus e que não tenham sido escaneados antes de serem usados.
4- Não faça downloads de sites que você não tenha certeza da segurança.
5- Não instale softwares para fazer dowbloads de músicas e filmes , use serviços pagos como os do UOL e do Terra.
6- Faça backups diários ou semanais dos seus arquivos importantes. Utilize serviços como o Google docs para armazená-los virtualmente.
7- Não receba arquivos pelo MSN ou SKYPE.
Vale dizer que estes procedimentos não acabam 100% com os problemas com vírus, mas se vocẽ adotá-los diminuirá bastante seus problemas desta natureza.

Marcadores: ,