Por Eugenio Silva
Ontem a tarde, numa das vezes que fui atender uma Ordem de Serviço num cliente de um Supermercado, me deparei com uma situação inusitada, o cliente não tinha um backup de seus dados, o sistema não fazia mais o backup.E ele havia solicitado a empresa que resolvesse o problema, mas até o momento nada tinha sido feito.Há na verdade, uma politica do deixa que amanhã eu faço. E é claro que deixar pra amanhã pode ser temeroso, mas sempre contamos com a sorte e esta quase sempre nos ajuda. Veja, há meios bem simples de se fazer um backup, sempre você pode se auxiliar de um programa de backup ou até fazê-lo da forma mais comum, compactando os dados e gravando no Cd ou Dvd. Neste artigo vou ensinar como fazer um backup. Assim você terá sempre a mão uma cópia de seus dados.
Em primeiro lugar, você vai ate o navegador da internet e busca o site do baixaki. Digite no navegador www.baixaki.com.br.
Na busca do baixaki digite backup Maker. Agora clique nele e faça o download.
BackUp Maker é eficaz porque não executa backups somente quando você abre o programa, ao contrário, com ele você agenda a atividade em intervalos regulares. O usuário escolhe as condições e salva seu conteúdo à menor alteração em seu disco rígido. Comece agendando um novo processo, para isso, clique na opção Backup na janela principal do programa.
Ao criar uma nova tarefa, o usuário opta entre o modo simplificado e o modo completo:
A tarefa simples se divide em 5 passos, são eles:
Seleção de dados: escolha os arquivos e pastas que deseja salvar durante seu backup.
Intervalo de execução: o usuário determina o intervalo de tempo entre as cópias de segurança, a cada 5 minutos, uma vez ao dia, mensalmente ou mediante determinadas ações.
Tipo de backup: selecione se pretende salvar tudo ou apenas as alterações feitas no conteúdo.
Diretório alvo: escolha o diretório para onde a cópia será efetuada, podem ser utilizadas mídias ou discos removíveis assim como locais da rede.
Nome do backup: atribua um nome para o arquivo criado, o usuário pode criar grupos e separar suas atividades em pastas.
A partir de então, você conta com backups agendados pelo BackUp Maker, acompanhe as atividades pela janela principal do programa. Você pode adicionar novas atividades em sua agenda, deletar ou ainda alterar os dados de qualquer um dos processos. Se preferir, adiante o backup selecionando a atividade em questão e clicando no botão verde.
O objetivo de ter seus dados a mão se torna mais simples e eficaz com um programa de backup. Entretanto, se voce preferir fazer manualmente o backup, tambem é possivel.Faça o seguinte.:
Verifique a existência de um compactador de dados no seu pc. Se você não possuir um programa desses, baixe um winrar. Um excelente programa e simples de usar. Proceda a instalação do winrar, seguindo os passos do instalador. Feito isso, é facil.Vá ate iniciar->todos os programas->acessorios->windows explorer.Lá você precisa apenas selecionar o diretório que quer salvar e clicar com o botão direito. Vá em adicionar (nome do arquivo).rar. Aguarde a compactação do arquivo. Agora coloque um dvd e grave com o arquivo compactado. Agora bom trabalho !

